sexta-feira, 23 de junho de 2017

Precisamos falar sobre cabelo!

|
Bom, esse é um dos assuntos que eu nunca abordei aqui! Nunca fui tão afundo no assunto e admito ser bem fraca nos cuidados com meus fios, o que é um erro enorme!
Meu cabelo natural sempre foi bem cacheado, mas quando eu era menor participei de diversas festas de casamento e 15 anos como dama onde tive que fazer penteados e como não conhecíamos muito os penteados para cabelos cacheados apelamos para o liso e foi ai que começou toda essa minha trajetória de cabelos com químicas.


De alguns anos pra cá tem surgido diversas blogueiras e youtubers muito famosas por abordarem esse tema de cabelos cacheados com e sem química. Temos como exemplo a Maju Silva, Ana Lídia Lopes do blog "Apenas Ana", Afros e Afins com Nátaly Neri & muitas outras. Com toda essa coisa de libertação da chamada "ditadura da química" hoje vou explicar algumas coisinhas básicas que muitas pessoas ainda possuem MUITA dúvida sobre!

TRANSIÇÃO: É o período em que seus cachos deixam de receber química, o famoso "relaxamento". Esse período dura até o momento em que a pessoa escolhe fazer o BC. 
Créditos na imagem


BC = BIG CHOP: Em português chamado "Grande Corte" é quando cortamos as madeixas para retirar TODO o cabelo que ainda possui química. Algumas pessoas fazem quando sua raiz ainda está bem pequena ou após um ano quando já está um pouco maior!




CRONOGRAMA CAPILAR: São as tarefas semanais/mensais para os cuidados com o cabelo. Isso inclui a hidratação, nutrição e reconstrução.

PS: Vou deixar disponível aqui esse cronograma que eu montei! Não retirem os créditos!
Disponível na nossa página do facebook.

TIPOS DE CABELO: É uma tabela simples onde vai do cabelo LISO ao CRESPO/AFRO.
Créditos na imagem
Post básico e curtinho, espero que gostem. Deixem aqui suas sugestões para um próximo post sobre cabelos! 


24 comentários:

  1. Estou a 6 meses de transição, dia 1 irei fazer o meu BC, confesso que estou passando pela fase mais difícil da minha vida, mas não irei desistir, foram 7 anos de química agora estou libertando eu e o meu cabelo

    ResponderExcluir
  2. Eu já passei por isso várias vezes, acho lindo um cabelo cacheado mais em mim prefiro liso des dos 11 anos aliso meu cabelo com progressiva e inteligente mais já tive vontade de cachear ele todo bjos sucesso

    ResponderExcluir
  3. meu cabelo e andulado e muito cheioo e tenho muito cabelo eu prefiro liso mas quem tem pouco cabelo deve fica bom

    ResponderExcluir
  4. Oi. Pra começar quera dizer que você é uma negra linda e estilosa e amei o título do seu blog. Eu não conhecia, vou voltar sempre. Amei a forma que voce escreve. Básica e direta. Seu post é muito informativo. Obrigada pelas informações. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Meu cabelo é tipo 2A mas eu AMO cabelos bem enroladinhos. Tento com o babyliss. HAHAHAHAHAHA.
    Amei o CC! Estava procurando um há tempos e já salvei a imagem aqui pra seguir! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem?
    Meu cabelo e ondulado e muito volumoso e tenho muito cabelo,e eu prefiro meu cabelo liso mas quem tem pouco cabelo deve fica bom.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. ola tudo bem ? depois de uma vida crespa estou a 2 anos lisa , mais tenho saudades dos meus cachos.
    Acho o crespo melhor em mim , mais tem que ter um cuidado diario e o meu não tem que secar natural, ai fica dificil sair de cabelo molhado. bjsss sucesso

    ResponderExcluir
  8. Eu acho cabelos cacheados muito bonitos os seus são lindos, os cabelos cacheados estão muito em alta. Muitas meninas que alisaram os cabelos estão cada vez mas com vontade de voltar aos cachos. Gostei muito do post você trouxe informações importante sobre a transição capilar, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa postagem! Tenho visto por aí muitos termos que eu realmente não conhecia. Agradeço por trazer mais conhecimento e até mesmo esclarecer isso pra gente! Valeu!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia flor, como vai?
    Gostei bastante da sua abordagem em seu post, pois você deixou tudo bem claro. Em relação sobre os passos da trasnsição capilar agora sim eu já sei qual é o eu tipo de cabelo natural, é o 2B. BEIJOS

    ResponderExcluir
  11. Adorei o desenho dos tipos de cabelos do seu post, muito bonitinho.O meu cabelo é um onduladinho rs.Ótimas dicas adorei!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Adorei o post, pois mesmo sendo simples, ele consegue explicar muito bem todas essas etapas do cronograma capilar. Eu estou passando pela fase de transição, então deixei de passar química no cabelo e estou deixando-o crescer. Vou esperar fazer um ano que comecei para fazer o BC, mas confesso que não é algo fácil, pois todo dia vem a vontade de fazer progressiva. Ótimas dicas no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Tenho cabelo super liso, para lhe dizer a verdade, adoro os cabelos encaracolados, como o seu, seu cabelo é lindo é bem tratado os cachos bem definidos, o cabelo encaracolado torna a mulher muito feminina dar um ar de mulher fatal! Amei sobre a sua Informações, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Acho tão bacana quando as pessoas assumem sues cabelos, sejam eles como forem ... Tenho amigas que estão na transição, vou mostrar a elas!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  15. O meu cabelo é ondulado e vai do 2A ao 2C conforme os dias e a forma como o penteio. Neste momento os químicos que uso são só os da tinta, mas ainda não encontrei alternativa para tapar os brancos que vão surgindo.

    Ah, e já agora, gosto do teu cabelo! Acho os cabelos cacheados lindos e se tivesse o meu assim, ia deixar natural e com um corte bem rebelde! ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Meus cabelos são naturalmente lisos, mas também passei por um período de transição... Motivo? Preguiça de manter a rotina diária em dia o que me levou a apelar aos tratamentos de alisamento pra manter os fios alinhados.
    O resultado foi o de cabelos lindamente maquiados, já que toda a beleza se vai junto com a saúde dos fios... em pouco tempo o alisamento já não ajudava mais e eu me obriguei a entender melhor os meus fios para poder cuidar propriamente.
    Hoje estou muito feliz com a aparência deles e assino em baixo de qualquer método que se baseie em disciplina e rotina, milagres capilares não são reais!

    ;)

    ResponderExcluir
  17. Muito legal seu post. Eu tentei fazer a transição capilar mas não deu muito certo pra mim. Infelizmente...

    ResponderExcluir
  18. Que post bem explicadinho, gostei muito da forma como abordou o tema! Ainda be rendo a progressiva, mas acredito que o importante é se sentir bem se sentir "você mesma" independente de por quimica ou não.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o posto! Eu tambem tenho cabelo cacheado (3A/3B) e não abro não dele. Passei pela transição e fiz o BC e doi a melhor coisa que eu fiz! Foi libertador! Beijos, Aline Pereira

    ResponderExcluir
  20. Eu sou uma crespa e adoro ficar de cabelo liso, mas faz 1 ano e alguns meses que parei totalmente de usar relaxamento, e foi um alivio.. Pois apesar dele está sempre escovado, quando molho ele, ele continua lá com os cachos e crescendo.. em fim.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tudo bom?
    Nossa que post bacana, super rápido, leve e explicativo, meu cabelo se encaixa nos ondulados 2 b, mas é extremamente grosso, e muitas vezes fica com aspecto espiga de milho, kakakka.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu preciso começar esse negócio de cronograma urgente! Meu cabelo está precisando de um olhar mais cuidadoso pra ele haha. bjs nanimoreira.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Acho muito legal quando as mulheres se libertam das químicas e fazem a transição. Acho lindo cabelo cacheado!!! Amei o post!!
    Beijooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  24. Atualmente o meu cabelo está num 3A, 3B, mas quando era mais pequena era um 3C. Muitos parabéns pelo post, super informativo e interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir