segunda-feira, 23 de outubro de 2017

#ESTUDO: Regras Básicas - Acentuação Tônica

|
Oi gente, acredito que vocês devem estar estranhando o título e até pensando que eu me enganei, mas não, ele está correto. 


Atualmente estou cursando o EM(Ensino Médio) e como estou na 2° já tenho uma ideia do que quero cursar quando terminar, e adivinha? A resposta é LETRAS! E não apenas por isso mas sempre gostei muito de estudar e organizar algumas coisas e por esse motivo eu tenho um caderno onde por conta própria passo matérias, coloco suas definições e etc. E resolvi trazer isso para o blog, onde eu estaria de alguma forma ajudando vocês e me ajudando. Então vamos lá? 

A acentuação tônica implica na intensidade com que as sílabas das palavras são pronunciadas. Aquela que se dá de forma mais acentuada, conceitua-se como sílaba tônica. 

De acordo com as suas sílabas de maior intensidade, as palavras são classificadas como: 

OXÍTONAS: São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba. Recebem o acento as palavras terminadas nas vogais tônicas (á, -ás,- é, -és, -ó, -ós), terminadas no ditongo nasal (ém ou -éns) e terminadas nos ditongos abertos (ói, -éu, -éi). 

EX: Ca, ca, crachásmetrô, parabénsporémtroféu

PAROXÍTONAS: Palavras em que a sílaba tônica se encontra na penúltima sílaba. São acentuadas as palavras terminadas em r, l, n, x, ã, ãs, ão, ãos, um, uns, om, ons, us, i, is, ei, eis

EX: Caver, nis, quei, têxtil, álbum, xi. 

PROPAROXÍTONAS: Aquelas em que a sílaba tônica se encontra na antepenúltima sílaba. E todas as palavras dessa classificação são acentuadas, de acordo com as regras de acentuação. 

EX: Próximo, plástico, último, sica, gráfico, ope. 

E ai, gostaram? É claro que há muitas outras regras e informações sobre essas classificações. Porém resolvi trazer algo mais básico e rápido para um primeiro post sobre o assunto! O que acharam? O que mais gostariam de ver aqui? Aguardo seus comentários. Beijos! 

ME SEGUE NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI!

CONHEÇA OUTROS BLOGS: 
https://ioneiaguczeskiblog.wordpress.com/

https://dicaskeka.blogspot.com.br/?m=1

https://www.youtube.com/user/jluzie/featured

Quer ser indicado também? Deixa seu link AQUI

3 comentários:

  1. Olá! Adorei sua ideia de compartilhar os seus estudos aqui nos blog, isso pode ajudar muita gente, principalmente para o ENEM!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as explicações, porque eu já nem lembrava mais, afinal faz anos que sai da escola haha.
    Amei conhecer aqui ❤️

    ResponderExcluir
  3. Isso estudei ano passado, foi bom relembrar(estou no 7 ano)

    ResponderExcluir