segunda-feira, 4 de junho de 2018

13RW e seus gatilhos: Assistir ou não assistir?

|
Oi gente, tudo bem? Hoje to aqui par falar um pouco sobre série. Em especial da série 13 Reasons Why( 13 Porquês). 





A série estrou na plataforma Netflix no dia 31 de março de 2017. Baseando-se no livro "Os 13 Porquês" do autor Jay Asher, lançado em 2007, que se trata de uma ficção juvenil que aborda problemas psicológicos que muitas pessoas veem enfrentando nos últimos anos. Digo isso pois,com base em uma pesquisa realizada pela OMS estima-se que 800 mil pessoas morram assim anualmente, 1 a cada 40 segundos. 

No Brasil, o índice de mulheres que morreram por suicídio em 2015 foi de 2,7 / 100 mil, enquanto os homens atingiram taxas quase quatro vezes superiores, 9,6 por 100 mil habitantes.LEIA A PESQUISA COMPLETA

A série virou uma febre na internet. Com poucos dias de estreia, milhares de pessoas já haviam assistido e comentado sobre as cenas muito fortes exibidas na série! 
 Certamente, ela teve um impacto muito grande na vida das pessoas pois muitas pessoas se sentiram comovidas, principalmente, com a maneira que a jovem Hannah Baker tira sua própria vida e os porquês que a levaram a isso. 
 A série mostra ao longo de seu episódios como foram os dias da jovem na escola, abordando assuntos pouco tratados em casa e na escola como bullying e cyberbullying, violência sexual, uso de drogas e violência. 
  

SINOPSE: Clay Jensen, um estudante, volta para casa da escola um dia, e encontra uma caixa misteriosa deixada na sua varanda. Dentro da caixa, ele encontra sete fitas cassete de dois lados gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor não-correspondido, que tragicamente cometeu suicídio há duas semanas atrás.

Minha opinião: Certamente é uma série muito interessante para vários aspectos. Porém, não posso deixar passar o quão pesada ela é! 
 Muitos jovens se sentiram comovidos com a história e na internet foi insistente as propostas e textos desejando apoio a outras pessoas, inclusive alguns projetos surgiram para desejar apoio a essas pessoas, mas com pouco tempo toda essa comoção e apoio parecem ter evaporado. As pessoas parecem já ter esquecido sobre como aquilo funcionou e a real mensagem que a série quis passar para o público. 


Recentemente foi lançado a 2° temporada da série, onde os adolescentes envolvidos com as fitas são chamadas ao tribunal para depor no julgamento iniciado pela mãe da jovem. Novos segredos e historias são contadas. Narrada em grande parte pelo jovem Tyler Down(Devin Druid), essa temporada vem marcada pela busca na justiça com relação ao suicídio da jovem, e sobre como a escola agiu, deveria ter agido, para evitar que isso acontecesse. 



 Dessa vez, os episódios mostram no início que as pessoas deveriam tomar cuidado ao assistir pois as cenas eram fortes. E sim, realmente eram. 
 Ela reforçou bem o quanto buscamos querer fazer justiça com as próprias mãos e como isso é negativo para todos, mas também mostrou como as instituições de ensino e nossos pais acabam fechando os olhos para os problemas que enfrentamos. 

Vale a pena sim assistir a está série e nos colocar no lugar das pessoas para entender como o que dizemos ou fazemos pode atingir o próximo! 

Um comentário:

  1. Olá
    Eu gosto da série e acredito que ela abriu espaço para muitas discussões, mas acredito também que tem que ter um certo cuidado ao assistir ela. Pessoas mais sensíveis ou passando por momentos complicados, acho que deveriam deixar ela de lado.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir